NOTÍCIAS

SISG-LAF - Sistema de Gestão de Licenciamento Ambiental Federal

SISG-LAF - Sistema de Gestão de Licenciamento Ambiental Federal

Após a publicação no Diário Oficial da União, segunda-feira 09/12/2019, referente à Instrução Normativa do IBAMA nº 26/2019, fica instituído o Sistema de Gestão de Licenciamento Ambiental Federal (SISG-LAF). Uma plataforma online que promete automatizar serviços prestados pelo Instituto na análise de processos de licenciamento.

O SISG-LAF tem como objetivo possibilitar que empreendedores e empresas voltadas a consultoria ambiental acessem e solicitem serviços remotamente e recebam remotamente às decisões relacionadas aos serviços de interesse do usuário, via notificações encaminhadas dentro da ferramenta.

O SISG-LAF é orientado por seis diretrizes, sendo elas:

• Gestão eficiente das demandas do licenciamento ambiental;
• Adequado acompanhamento do atendimento das condicionantes ambientais;
• Atendimento aos prazos legais e aspectos formais do licenciamento ambiental;
• Livre acesso às informações, ressalvados os sigilos previstos em Lei;
• A otimização da tramitação processual, por meio da informatização e automatização de todas as etapas que possam ser automatizadas;
• Uso de tecnologia da informação e comunicação como fomento do aumento da qualidade dos serviços prestados pelo Ibama.

Segundo o cronograma de desenvolvimento, a ferramente deve estar com todas as funcionalidades ativas até Julho de 2020, nisto inclusos os serviços de Licença de instalação (LI), Licença de Operação (LO), requerimento de Licença Prévia (LP), emissão de Termos de Referência (TRs) para realização de estudos ambientais e requerimento de emissão de LP.

Agora, todas as solicitações relacionadas à etapa de LP, devem ser realizadas pelo SISG-LAF, exclusivamente.

Tem alguma dúvida sobre Licenciamento Ambiental? Nós da AS Soluções Ambientais & engenharia temos uma equipe de profissionais altamente capacitados para melhor atendê-lo! Entre em contato através da nossa Página de Contato!

Tags

Compartilhe

Sobre Amanda R. Schmidt

Diretora da AS Soluções Ambientais & Engenharia CREA 126680-7 Engenheira Ambiental pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Atuante há aproximadamente 8 anos na área ambiental, coordenadora e participante de mais de 150 estudos ambientais para o setor imobiliário, comercial, turístico e energético, entre eles EIA/RIMA, EIV, EAS, RAP, EVA, PBA, Planos de Gerenciamento de Resíduos, Estudo de Tráfego, ECA, Estudo Específico de Localização, Estudo Passivo Ambiental, Licenciamento Ambiental, laudos ambientais,gerenciamento ambiental para implantação de obras e outros. Experiência internacional em gerenciamento de projetos pela University of Colorado Boulder (EUA) e em pesquisa pela U.S.Geological Survey. Trabalhou na Diretoria de Recursos Hídricos (DRHI) (consultora do banco mundial), Ambiens Consultoria Ambiental (coordenadora) e Caruso JR Estudos Ambientais & Engenharia.

AS Soluções Ambientais & Engenharia
CREA/SC 14980-4
(47) 9 9220-0211 / (48)  9 9115-0211
contato@asambiental.eng.br
Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados AS Soluções Ambientais & Engenharia - Florianópolis - SC. Desenvolvido por Popup Agência Web