Cresce cada vez mais no mundo a preocupação com os problemas climáticos. A 24ª Conferência da ONU sobre o clima (COP 24) visou tratar destes assuntos. Nesta última segunda-feira 03/12, o Banco Mundial anunciou uma verba no valor de 200 bilhões de dólares para serem utilizados em ações de proteção ao clima.
O valor será disponibilizado, parte pelo Banco Mundial, parte por outras agências do Banco Mundial e parte de capitais privados pelo grupo levantados, para países em desenvolvimento. Esta medida visa melhorar o investimento destes países nas questões climáticas.
Com a declaração do Banco Mundial, houve uma promessa das nações em desenvolvimento para com as questões de investimento pelo Banco Mundial apontadas. Se comprometeram a aumentar os gastos públicos e privados em prol da diminuição dos danos climáticos de, 48,5 Bilhões (2016) e 57,6 bilhões (2017), para 100 Bilhões até o ano de 2020.
A medida anunciada na COP 24, que ocorre na Polônia, é um alarme para que haja mais preocupação com as questões climáticas e uma prova do significativo aumento na vontade de lidar com problemas como a alta emissão de gases prejudiciais e outros fatores que prejudicam o clima. Com isso, cria-se uma esperança e uma mensagem de motivação para que a comunidade internacional leve esse assunto a sério.
Grande parte desta verba será destinada para projetos que trabalham com a redução das emissões de gases prejudiciais, tendo preferência por energias renováveis. Outro foco importante é apoiar a adaptação a condições climáticas, devido ao significativo número de pessoas que já lidam com as consequências severas da não preocupação com o tema.
A COP 24 acontece até o dia 14/12, e seguirá com questões sobre condições climáticas e aquecimento do planeta. O objetivo desta grande reunião, com representantes de quase 200 países, é alertar o mundo e propor medidas que reduzam os danos e mantenham o aquecimento do planeta abaixo de 2°C, de acordo com o Acordo de Paris que ocorreu em 2015.
-
Estas questões são de suma importância para nós da AS Soluções Ambientais e Engenharia. Prestamos serviços de Estudos Ambientais, Licenciamento Ambiental, Estudo de Impacto de Vizinhança, Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Sustentabilidade, Plano de Recuperação de Áreas Ambientais, Energia Renovável, tudo isso com o intuito de diminuir as ações danosas ao nosso planeta. Estamos a disposição por um mundo melhor.
Diretora da AS Soluções Ambientais & Engenharia CREA 126680-7 Engenheira Ambiental pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Atuante há aproximadamente 8 anos na área ambiental, coordenadora e participante de mais de 150 estudos ambientais para o setor imobiliário, comercial, turístico e energético, entre eles EIA/RIMA, EIV, EAS, RAP, EVA, PBA, Planos de Gerenciamento de Resíduos, Estudo de Tráfego, ECA, Estudo Específico de Localização, Estudo Passivo Ambiental, Licenciamento Ambiental, laudos ambientais,gerenciamento ambiental para implantação de obras e outros. Experiência internacional em gerenciamento de projetos pela University of Colorado Boulder (EUA) e em pesquisa pela U.S.Geological Survey. Trabalhou na Diretoria de Recursos Hídricos (DRHI) (consultora do banco mundial), Ambiens Consultoria Ambiental (coordenadora) e Caruso JR Estudos Ambientais & Engenharia.