NOTÍCIAS

PlasticRoad: A Primeira Ciclovia Inteligente Feita com Resíduos de Plástico Reciclável

PlasticRoad: A Primeira Ciclovia Inteligente Feita com Resíduos de Plástico Reciclável

Uma novidade muito interessante para o bem do nosso planeta acaba de ter início na Holanda, mais especificamente em Zwolle. PlasticRoad, uma nova ciclovia, mas diferente das demais já construídas no país, esta é a primeira ciclovia feita de material reciclável.

Inaugurada no dia 11 de setembro, construída em poucos dias, a ciclovia nasceu da colaboração entre três empresas, Total, KWS e Wavin.

A PlasticRoad, nome dado para a primeira ciclovia feita de material reciclável, possui 30 metros de comprimento e cerca de meia tonelada de resíduos de plástico reciclado em sua composição.

Nas palavras dos inventores da ciclovia: "Este primeiro piloto é um grande passo a frente, rumo a um caminho sustentável à prova de um futuro e feito de resíduos de plástico reciclado. Quando inventamos o conceito não sabíamos como construir a PlasticRoad. Agora sabemos."

O projeto terá continuidade, com a construção de uma outra ciclovia em Overijssel, também na Holanda. A instalação da nova PlasticRoad ocorrerá em novembro, nela serão feitas melhorias em comparação a anterior, construída em Zwolle.

Além disso, estão sendo pensados novos projetos de ciclovias e também estacionamentos, plataformas rodoviárias e calçadas, todos com resíduos de plástico reciclável.

Vantagens da PlasticRoad

Não é apenas com a reutilização de resíduos de plástico reciclado que a ciclovia inova, além do grande favor à natureza, a ciclovia conta com sistemas de monitoramento da qualidade das vias.

Um sistema implantado dentro da estrutura, mostra pontos com defeitos causados pelo uso ou tempo, como possíveis buracos na pista, sendo assim também, a primeira ciclovia inteligente do mundo. A ciclovia também conta com um sistema de drenagem que impede a criação de poças, tornando mais segura a locomoção dos ciclistas.

Uma maneira mais rápida de construir vias, com menos impacto aos arredores e com menos emissão de CO2. A PlasticRoad é realmente um grande avanço para a mobilidade urbana e para a sustentabilidade.

Tags

Compartilhe

Sobre Amanda R. Schmidt

Diretora da AS Soluções Ambientais & Engenharia CREA 126680-7 Engenheira Ambiental pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Atuante há aproximadamente 8 anos na área ambiental, coordenadora e participante de mais de 150 estudos ambientais para o setor imobiliário, comercial, turístico e energético, entre eles EIA/RIMA, EIV, EAS, RAP, EVA, PBA, Planos de Gerenciamento de Resíduos, Estudo de Tráfego, ECA, Estudo Específico de Localização, Estudo Passivo Ambiental, Licenciamento Ambiental, laudos ambientais,gerenciamento ambiental para implantação de obras e outros. Experiência internacional em gerenciamento de projetos pela University of Colorado Boulder (EUA) e em pesquisa pela U.S.Geological Survey. Trabalhou na Diretoria de Recursos Hídricos (DRHI) (consultora do banco mundial), Ambiens Consultoria Ambiental (coordenadora) e Caruso JR Estudos Ambientais & Engenharia.

AS Soluções Ambientais & Engenharia
CREA/SC 14980-4
(47) 9 9220-0211 / (48)  9 9115-0211
contato@asambiental.eng.br
Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados AS Soluções Ambientais & Engenharia - Florianópolis - SC. Desenvolvido por Popup Agência Web