NOTÍCIAS

Governo Estadual Publica Decreto Para Agilizar o Licenciamento Ambiental em SC

Governo Estadual Publica Decreto Para Agilizar o Licenciamento Ambiental em SC

 No último dia 25 de maio, o Governo do Estado de Santa Catarina publicou o Decreto n. 617 estabelecendo procedimentos para dar celeridade ao licenciamento ambiental realizado pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), em decorrência da decretação de calamidade pública pela pandemia do novo Coronavírus (COVID-19).

Dentre as medidas estabelecidas, destaca-se:

1)  Protocolo de Licença Ambiental Prévia com dispensa de Licença Ambiental de Instalação (LAP+LAI) para todas as atividades sujeitas ao licenciamento ambiental, exceto aquelas enquadradas em Estudo de Impacto Ambiental (EIA).

2) Recebimento e avaliação dos requerimentos e estudos ambientais por meio eletrônico;

3) Emissão de Declaração de Atividade Não Constante para todas as atividades não contempladas na Resolução CONSEMA nº 98 , de 5 de julho de 2017, sendo autodeclaratória para aquelas enquadradas como de baixo risco ambiental.

4) Realização de reuniões extraordinária das comissões;

5) Dispensa de vistoria técnica in loco em alguns casos, desde que o interessado apresente relatório fotográfico de cumprimento das condicionantes ambientais:

  1. a) das atividades de baixo potencial poluidor que possuam porte pequeno (P) ou médio (M);
  2. b) das atividades de criação de animais;
  3. c) das atividades que estão renovando sua licença de operação, desde que não tenham ocorrido alterações no processo produtivo; e
  4. d) das atividades estratégicas,

6) Dispensa de vistoria técnica in loco, no âmbito do procedimento de licenciamento ambiental, dos empreendimentos em fase de Licença Ambiental de Instalação (LAI).

7) As complementações de documentos ficam como condicionantes das licenças para serem auditadas no prazo estabelecido neste Decreto, desde que a falta da informação não implique em sério risco ao meio ambiente. Ou sejam licenças podem ser emitidas com pendências de documentação

8) Os procedimentos previstos neste Decreto poderão ser aplicados aos processos em curso no IMA, desde que o interessado apresente novo requerimento,  não tenha ocorrido indeferimento técnico e não infrinja a legislação ambiental em vigor.

A vigência do decreto é somente enquanto perdurar o estado de emergência pelo coronavírus (Lei federal nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020).

Aproveite para iniciar o seu licenciamento ambiental ou regularizar seu empreendimento.

AS Soluções Ambientais & Engenharia conta com uma equipe altamente qualificada e atualizada para atender suas necessidades.

Entre em contato conosco e saia na frente com seu projeto já licenciado, podendo iniciar as suas atividades assim que a economia retomar ou desejar, sem precisar ter que aguardar o burocrático e moroso processo de licenciamento ambiental, após pandemia.

Tags

AS Soluções Ambientais & Engenharia

AS

AsAmbientalAssolucoesambientaiseengenharia

Compartilhe

Sobre Amanda R. Schmidt

Diretora da AS Soluções Ambientais & Engenharia CREA 126680-7 Engenheira Ambiental pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Atuante há aproximadamente 8 anos na área ambiental, coordenadora e participante de mais de 150 estudos ambientais para o setor imobiliário, comercial, turístico e energético, entre eles EIA/RIMA, EIV, EAS, RAP, EVA, PBA, Planos de Gerenciamento de Resíduos, Estudo de Tráfego, ECA, Estudo Específico de Localização, Estudo Passivo Ambiental, Licenciamento Ambiental, laudos ambientais,gerenciamento ambiental para implantação de obras e outros. Experiência internacional em gerenciamento de projetos pela University of Colorado Boulder (EUA) e em pesquisa pela U.S.Geological Survey. Trabalhou na Diretoria de Recursos Hídricos (DRHI) (consultora do banco mundial), Ambiens Consultoria Ambiental (coordenadora) e Caruso JR Estudos Ambientais & Engenharia.

AS Soluções Ambientais & Engenharia
CREA/SC 14980-4
(47) 9 9220-0211 / (48)  9 9115-0211
contato@asambiental.eng.br
Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados AS Soluções Ambientais & Engenharia - Florianópolis - SC. Desenvolvido por Popup Agência Web